Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Semana do Excepcional, de 21 a 28 de agosto

Semana do Excepcional, de 21 a 28 de agosto
Deficiente - físico - mental.

        Nossos cumprimentos a diretoria da APAE pela passagem gloriosa da Semana do excepcional, de 21 a28 de agosto de 2014, Sarandi.
        Agradecemos principalmente aqueles que em 1984 cuidaram da fundação da APAE e outras instituições especiais como a ADEFIS e ADEVIS - José Lázaro Pereira, Júlio Bifon, Bete, Aparecido Zanin, Dr. Milton Pinheiro, Chico Alencar, que além da fundação da Associação, fundou também a escolinha da APAE novas luzes para os excepcionais que até então eram levados para Maringá.
b     O Paraná acordava para as crianças excepcionais. Em Londrina foi fundado o ILECI. Em Ibiporã, o Dr. Justino Alves Pereira, médico que após emigrou para Terra Boa. Em Maringá com esforços do Bispo Dom Jaime. Em Mandaguari o pioneiro José Lázaro Pereira, o industrial Domingos Pereira e o apoio do prefeito Manoel Donha Sanches. Uma chama avassaladora invadiu o Paraná no movimento das Associações dos excepcionais. Lembrando com orgulho dos esforços da professora Neusa, em Curitiba do querido Flavio Arns e assim por diante.
        O Paraná e o Brasil descobriram que deficiente é filho duas vezes. As mães embalavam com dois corações, esquerdo e direito. Descobriram que na antiguidade os deficientes eram escondidos, enclausurados e até acorrentados nas masmorras para que a sociedade não os vissem. Estas injustiças foram desfeitas.
        Benditas as pessoas que abriram luta favorecendo os deficientes e excepcionais, descobriram que crianças excepcionais são gente como a gente. Do Paraná para o resto do País, conjuntamente o amor e o respeito daqueles que nascem perfeitos.
Que Deus abençoe a todas as crianças que nasceram livres ou deficientes.
Lembramos com carinho nesta data, que se firme na história de Sarandi, Paraná e do Brasil.
Um País sem histórias é um povo adormecido 

José Lázaro Pereira
Fundador das APAEs de Mandaguari e Sarandi.

Nenhum comentário: