Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

terça-feira, 30 de junho de 2015

população carcerária . o Brasil é a quarta do mundo

Com a quarta maior população carcerária do mundo, o Brasil não consegue diminuir a taxa de aprisionamento, que cresceu 33% nos últimos seis anos, e expõe as mazelas de seus presídios. Um levantamento realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça, revelou que o Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo, índice que expõe as mazelas de seus presídios.
Na pesquisa, o Brasil está atrás apenas de EUA, China e Rússia. O número de presos é muito superior às 377 mil vagas do sistema penitenciário e o déficit é de 231 mil. Um espaço concebido para custodiar 10 pessoas prende, em média, 16 indivíduos.
"No Brasil existe a cultura do encarceramento, embora existam medidas cautelares, os juízes sempre preferem as prisões", disse à revista IstoÉ o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. É uma explicação oficial de um país e de estados que não acreditam em recuperação de pessoas que delinquiram.
A projeção para os próximos anos é sombria: caso mantenha esse ritmo, em 2022 a população de presos no Brasil ultrapassará a marca de um milhão de indivíduos. fonte Espaço Vital

Nenhum comentário: