Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Alto indice de desemprego

O desemprego vem assombrando as famílias e atingiu o pior nível dos últimos três anos. É o que mostrou a pesquisa mais completa do IBGE, feita em 3,5 mil municípios.

O desemprego vem subindo desde o ano passado: No segundo trimestre de 2014, estava em 6,8%, foi para 7,9% no primeiro trimestre desse ano e atingiu 8,3% no segundo trimestre desse ano. É o maior nível apurado nessa pesquisa do IBGE.

Em quatro estados - Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amapá - o desemprego já ultrapassou os dois dígitos e São Paulo está acima da média nacional, ou seja, tem mais gente procurando emprego. São jovens que voltaram ao mercado de trabalho e também aposentados que estão tentando, no meio dessa crise, reforçar a renda da família.

Informalidade - O problema é que a qualidade do emprego piorou. Na falta da garantia de carteira assinada, mais gente está correndo para a informalidade: está todo mundo fazendo bico e se reinventando, cada um tentando fazer seu próprio negócio para se salvar.

Um número importante: entre abril e junho, quase 1 milhão de trabalhadores começaram a trabalhar por conta própria em todo o país. Muitos partiram para esse caminho alternativo, porque encontraram as portas fechadas em empresas, indústrias.

Nenhum comentário: